A transformação digital vem revolucionando todos os setores e o varejo é um dos mais impactados pelas inovações e facilidades que ela traz. Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o crescimento de varejistas que apostaram na transformação digital foi de 21%. O estudo também revelou que 57% desses empresários acreditam que a transformação digital é uma prioridade, fazendo parte de planos estratégicos, com investimentos e ações definidas.
A transformação digital e os meios de pagamento
A mesma pesquisa da SBVC apontou que 94% das soluções adotadas no atendimento ao consumidor se concentram em meios de pagamento, um diferencial competitivo que tem grande impacto na experiência de compra.
3 tópicos da transformação digital financeira no varejo
- Pagamentos e transações mais rápidas –Além de aumentar a diversidade de meios de pagamento, a tecnologia permite que operações financeiras sejam efetuadas com mais velocidade.
- Segurança e proteção de dados –A automatização, por meio de softwares e programas, aumenta a segurança de sistemas e a proteção de dados com protocolos mais rígidos e planejados.
- Transações internacionais mais baratas –Transações financeiras internacionais costumam ser caras, em especial se há conversão de moeda. Soluções digitais simplificam essas operações, reduzindo custos.
Por que é importante digitalizar?
A transformação digital assistida no varejo, nos últimos anos, é reflexo do comportamento dos consumidores. A busca por agilidade, simplicidade e facilidade no pagamento e na entrega, encontrou na digitalização de serviços e processos o diferencial que os consumidores buscavam na experiência com o varejo.
Essa digitalização impactou varejos tradicionais, que expandiram suas atividades em canais digitais e novos serviços, e também o surgimento de marcas nativas digitais. Parcerias foram fundamentais nesse processo, assim como investimentos e treinamento. Para se ter uma ideia desse impacto uma pesquisa da HostGator, multinacional de hospedagem de sites e provedora de serviços online, em 2021, revelou que quase 60% dos empreendedores varejistas passaram a investir na sua transformação digital. Desse montante, 64% perceberam aumento nas vendas por através do formato digital.
Hoje é fundamental, para varejistas de qualquer tamanho, investimentos e maior atuação digital. Entretanto, o varejo físico continua sendo decisivo para a jornada de consumo, e que a integração do ambiente físico e digital (Phygital) faz toda a diferença na busca pelo melhor modelo de jornada e de experiência no varejo.
Fonte: Consumidor Moderno